DeMaria Softare
Softwares para cartórios

Bahia: inaugurado posto na maternidade

Data de Publicação: 20 jun 2006

Com o primeiro posto de registro civil do Tribunal de Justiça instalado na Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães, inaugurada hoje, pela manhã, no bairro de Pau Miúdo, a criança já sairá do hospital com sua certidão de nascimento. A iniciativa do TJ, em parceria com o governo estadual, objetiva dar maior comodidade aos pais dos recém-nascidos.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador João Pinheiro informou que outros postos serão implantados na capital e do interior do Estado. “Temos 20 mil pessoas sem registro civil em Salvador e 50 mil na Região Metropolitana”, relatou, observando que com a iniciativa, espera-se diminuir esse déficit.

A expectativa do corregedor a é registrar duas mil crianças por mês. “Diminuindo, assim, o acervo dos cartórios e subdistritos em todo Estado”, comentou. O desembargador Eduardo Jorge, também presente à cerimônia, falou sobre a valia da ação. “A criança já sai da maternidade incluída como cidadã”, afirmou.

A oficial de Registro Civil Luzia Palomino ressaltou a comodidade e a redução de custos que o posto no hospital irá proporcionar aos pacientes. “Além de não precisar sair para outro lugar, não vão gastar dinheiro com transporte”, afirmou. O posto funcionará com dois suboficiais de Registro Civil e quatro digitadores, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

A nova maternidade, voltada para os usuários do SUS, é a maior da Bahia, com 238 leitos instalados. Terá uma preocupação especial com as gestantes de alto risco e suprirá a carência em Salvador de unidades de terapia intensiva obstétrica e neonatal. Participaram também da inauguração o governador Paulo Souto, o secretário estadual da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, os senadores Antonio Carlos Magalhães, César Borges, Rodolpho Tourinho, dentre outras autoridades.

Fonte: TJ-BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.