DeMaria Softare

Encontro Notarial Mineiro – 2022

Data de Publicação: 14 abr 2022

Entre os dias 7 e 9 de abril de 2022, em Tiradentes, Campo das Vertentes – MG, aconteceu o Encontro Notarial Mineiro, evento que teve como objetivo reunir os notários mineiros para discutir avanços em sua atuação no Estado e conscientizar sobre novidades e adequações.

Palavras chave: Notários Mineiros; Minas Gerais; Tecnologia em Cartórios; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Sistema Eletrônico de Registro Públicos (SERP); CNB/MG; Serventias Extrajudiciais; Tabeliões Mineiros.

Questões de grande importância para a classe cartorária

O evento contou com a presença de grandes nomes, entre juristas, desembargadores, oficiais notários, registradores e membros do CNB sessão Minas e Conselho Federal. Em abertura solene, o desembargador Gilson Lemes falou sobre a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados no TJMG e nos serviços notariais e de registro.

“Acreditar que seu cartório está imune aos riscos de perda de dados é ter um otimismo perigoso.“
– Karin Rick Rosa

A advogada Karin Rick Rosa deu início às palestras levantando questões importantes no que se refere aos perigos que podem ser evitados através de serviços de proteção de dados. Em softwares de segurança como o DOC-Backup, por exemplo, você atende ao provimento 74/2018 do CNJ, salvando os seus dados em nuvem e, assim, evitando as duras consequências dos acidentes digitais. Segundo a advogada, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) penaliza os cartórios que não se adequam às normas, mas, ao mesmo tempo, contempla com segurança e tranquilidade os cartórios que utilizam a Lei como base para um trabalho preventivo. Ainda no dia 07/04, autoridades convidadas e todos os presentes puderam confraternizar em comemoração aos 10 anos do CNB/MG.

Segundo dia de Encontro

No segundo dia de evento, os palestrantes falaram sobre a MP-1085; o Projeto Judicial Eletrônico (PJE) e suas implicações no notariado; a inexigibilidade do reconhecimento do “salário educação” para os notários; a servidão ambiental por escritura pública; entre outros assuntos relevantes à classe. As diretoras do CNB/MG, Letícia Maculan e Mônica Werneck, o oficial do cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Tiradentes, João Paulo Sifuentes, e a presidente da OAB em São João Del-Rei, Letícia Uebe, falaram sobre oportunidades para os advogados nos serviços notariais.

Utilização e importância do e-Notariado

Já no último dia do Encontro Notarial Mineiro, a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros apresentou a plataforma e-Notariado, instituída pelo Provimento nº 100 do CNJ, que estabelece normas gerais sobre a prática de atos notariais eletrônicos em todos os tabelionatos de notas do País, explicando sua utilização e importância para a segurança dos atos lavrados. O evento terminou com um almoço servido aos presentes.

Aprendizados – Encontro Notarial Mineiro – 2022:

Manter o acervo da sua serventia em segurança

significa muito mais do que ter um backup físico;

O avanço da tecnologia pode melhorar o trabalho extrajudicial

dando mais tranquilidade ao cidadão e ao dia a dia do cartório;

Ter cuidado com os seus dados

significa investir na prevenção de problemas!

Todos nós precisamos ter responsabilidade ambiental

Encontros como este são muito relevantes para a organização de tabeliões que se preocupam com os avanços de seus cartórios e com a desburocratização de seus serviços.

A DeMaria teve o prazer de ser uma das empresas patrocinadoras dos três dias de evento, marcando presença em um stand localizado logo na entrada do espaço. Nossa equipe fez demonstrações do DOC-Windows, Software para Tabelionatos de Notas e Registro Civil, e, além de atender os visitantes, nossos colaboradores também fotografaram alguns detalhes do Encontro. Confira na galeria abaixo:

A DeMaria é um empresa envolvida no contexto extrajudicial desde sua fundação!
Clique no link abaixo e confira nossa última presença como patrocinadores da Conarci 2021:
https://demaria.com.br/demaria-prestigia-e-patrocina-o-conarci-2021/

Abaixo, saiba mais sobre o software que já automatiza mais de 700 serventias pelo Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=0UTR9hRUBVA

One thought on “Encontro Notarial Mineiro – 2022

  1. Pingback: AM: DeMaria cria sistema de buscas entre cartórios de Manaus - DeMaria

Comentários não permitidos.