DeMaria Softare

Implantação do DOC-Windows no 2º Ofício Extrajudicial de Açailândia/MA

Data de Publicação: 16 mar 2023

Entre os dias 06/02 e 17/02, a equipe DeMaria esteve em visita técnica no cartório do 2º ofício extrajudicial de Açailândia/MA, para a implantação do sistema DOC-Windows.

Os técnicos do time de Implantações DeMaria chegaram à cidade de Açailândia no dia 06/02 e foram recebidos pelo escrevente Adriano, responsável técnico do cartório. Foram feitas reuniões iniciais com o oficial sr. Devanir Garcia, o escrevente Adriano e a Isabela, que é responsável pela administração do estabelecimento.

Inicialmente, a equipe DeMaria fez uma revisão nas estações da serventia. Em seguida, durante os 12 dias de visita, os técnicos Cássio Rodolfo e Luciano Braz fizeram a instalação do sistema, atualizaram o servidor, ministraram treinamentos sobre os módulos do DOC-Windows e suas configurações, validaram logins junto aos colaboradores da serventia, migraram registros, definiram minutas, entre outras ações pertinentes a migração e a implantação do software.

O técnico Cássio relatou à nossa equipe que o maior desafio desta visita técnica de implantação foi a migração de dados. Segundo ele, esta é a primeira migração de software pela qual o cartório passa após a decisão de trocar o antigo sistema que era utilizado nos atendimentos.

A decisão por esta troca de sistema mostra que a serventia está se preocupando mais com o planejamento para a melhora na organização de seus atendimentos, tanto que optaram pela implantação do DOC-Windows, sistema que promete automatizar as serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais e Notas com soluções que trazem mais organização, tempo e agilidade aos atendimentos dos cartórios brasileiros.

Migrações geram a expectativa de desafios maiores, afinal, os cartórios podem supor que esses processos são muito trabalhosos – e eles são mesmo, mas, assim como o 2º ofício de Açailândia/MA, cada vez mais cartórios estão percebendo que migrar para um novo sistema pode ser um momento chave na reorganização geral dos serviços extrajudiciais prestados e na melhora desses atendimentos.

Em concordância com esse desejo de melhora, a DeMaria trabalha com o intuito de realizar migrações sanando as necessidades dos usuários do sistema, de modo que o utilizem de forma coerente, extremamente organizada e segura.

Maranhão e o serviço extrajudicial

Através de ações de planejamento e aperfeiçoamento dos serviços cartoriais realizadas por instituições como o Núcleo de Aprimoramento Extrajudicial (NAE), a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (ANOREG/MA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), entre outras, o Estado do Maranhão vem mostrando atenção redobrada em soluções para melhorar a prestação dos serviços oferecidos pelos cartórios à população maranhense, “com destaque para a estrutura das serventias, acessibilidade, obediência às normas e presteza no atendimento”[1].

Por ser garantidor de direitos e deveres civis, a atividade extrajudicial é um serviço público de extrema importância para a sociedade. Nesse sentido, os cartórios do Maranhão estão cada vez mais atentos às soluções práticas e formas de melhorar a rotina das serventias, tanto para dar mais comodidade aos cidadãos do Estado como para otimizar o trabalho dos profissionais que atendem centenas de brasileiros nesses estabelecimentos diariamente.

DeMaria no Maranhão

Ainda em fevereiro de 2023, a equipe DeMaria também marcou presença no Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão, evento que teve como objetivo reunir profissionais e estudiosos do direito notarial e registral do Maranhão para discutir temas relevantes e atuais relacionados à área extrajudicial.

Em consonância com os temas abordados no congresso maranhense, a atuação da DeMaria tem como prioridade a melhoria na prestação dos serviços oferecidos à população, através do ganho de tempo nos atendimentos, segurança, adequação às normas, entre outros pontos que dão mais qualidade aos atendimentos e trazem mais comodidade e acessibilidade aos usuários do DOC-Windows e aos cidadãos.

Os colaboradores DeMaria agradecem a hospitalidade do oficial sr. Devanir Garcia e de toda a equipe no 2º Ofício Extrajudicial de Açailândia/MA – parabéns por sua boa organização e excelente estrutura.

Abaixo, confira o depoimento do técnico Cassio sobre como foi atuar em mais esta implantação bem sucedida:

“Com muito empenho conseguimos superar as dificuldades que apareceram. Concluímos a migração com sucesso, muito pelo apoio da equipe em nossa sede. Um ponto interessante sobre a cidade de Açailândia é que o povo lá é muito caloroso e hospitaleiro. Eu me surpreendi com a honestidade e a responsabilidade das pessoas. Por fim, um destaque ao novo prédio do cartório, que é maravilhoso. Nós tivemos a oportunidade de conhecer a obra no final. Apesar de infelizmente não estarmos para a inauguração, mesmo sem os moveis, deu para ter uma ideia do quão lindo e bem planejado é o prédio… inclusive deu até vontade de casar de novo na sala de casamentos!”


[1] Corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, em reunião do Núcleo de Aprimoramento Extrajudicial (NAE) na Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA)

Abaixo, confira a galeria de fotos desta implantação: